Publicidad

Variação da captação do FDG-18F durante a insulinoterapia em exames de PET-CT: Revisão sistematizada

Conclusões

De acordo com esse estudo de revisão bibliográfica, ficam evidentes os fatores que estão relacionados com a biodistribuição do FDG-18F, e a importância de manter um controle glicêmico nos pacientes diabéticos, tanto em quadros hiperglicêmicos crônicos como agudos. Entretanto a literatura tenha descrito que a hiperglicemia aguda possa interferir mais na captação do tumor. É importante no momento em que antecede o exame de PET-CT o paciente manter uma dieta com baixo teor de carboidratos e manter um nível glicêmico adequado. Compreende-se também que a administração da insulina intravenosa diminui a glicemia a níveis aceitáveis na maioria dos pacientes com câncer, submetidos a um exame de PET-CT, entretanto, o intervalo entre a administração da insulina e aplicação do FDG-18F devem ser respeitados de acordo com o pico de ação da insulina.

Como há uma tendência populacional de aumento na incidência de doenças crônicas como o diabetes, é possível inferir que exista maior possibilidade de aumento futuro de número de paciente com câncer e que também apresentem diabetes o que irá requerer maiores estudos nestas variantes de sensibilidade da PET quanto ao uso do FDG. Sendo assim, faz-se necessário a realização de um prévio controle da glicemia e o uso da insulina a fim de minimizar uma alteração na biodistribuição do FDG-18F.

Vale ressaltar que, os dados publicados sobre o uso da insulina para normalizar a glicemia em pacientes diabéticos que realizam exame de PET-CT são escassos. O aumento na incidência de pacientes diabéticos e que apresentam co-morbidades oncológicas submetidas ao PET-CT justificam novas alternativas de pesquisa no manejo destes pacientes, com objetivo de melhorar a sensibilidade do exame e reduzir artefatos oriundos deste quadro: hiperglicemia e FDG-18F.

Perspectivas de estudo podem ser consideradas, utilizando diferentes isoformas de insulina na regulação da glicemia em pacientes submetidos ao PET-CT, e estudos experimentais avaliando qual tipo de diabetes (1 ou 2) apresenta maior influência no exame, desta forma, promover a redução na captação muscular pela ativação do GLUT-4. Experimentos com a aplicação de outros análogos de insulina com pico de ação mais curtos podem apresentar-se como uma alternativa variável ao uso da insulina regular.