Publicidad

Variação da captação do FDG-18F durante a insulinoterapia em exames de PET-CT: Revisão sistematizada

Resultados

Esse estudo de revisão bibliográfica teve como objetivo mostrar a variação da captação do FDG-18F, durante a insulinoterapia em exames de PET-CT, e visualizar os problemas que podem acarretar nas imagens. Foram identificados 30 artigos através das bases de dados Pubmed e Scielo. 5 desses artigos foram excluídos por data, 5 foram excluídos por não abordarem sobre o tema proposto, 22 utilizados no desenvolvimento da pesquisa, e apenas 9 para resultados e discussões.

Dentre os 9 artigos utilizados para o desenvolvimento da discussão em 5 deles Lucena(11), e Freitas M(16), Dantas(12), Ferreira(10) e Maraschin(8) discutem sobre o diabetes mellitus, hiperglicemia e insulinoterapia. Entretanto, 3 artigos Pires(14), Silva(19) e Machado(20) discutem sobre os tipos de insulina, início de ação, pico de ação e duração da ação e sobre os transportadores de glicose como mostrado nos quadros 1 e 2.

Quadro 1
Quadro 1 Caracterização das fontes bibliográficas selecionadas.

Quadro 2
Quadro 2 Tipos de insulina e análogos.

Quadro 3
Quadro 3 Principais transportadores de glicose e sua distribução em alguns tecidos.

Roy(22) e colaboradores, abordam sobre um protocolo de padronização na redução da glicemia para analisar a biodistribuição do FDG-18F e avaliar o seu impacto clinico.