Publicidad

Caracterização de exames PET-CT realizados no serviço de medicina nuclear em um hospital no sul do Brasil

Resultados

Os resultados do estudo foram divididos em variáveis relacionados ao perfil de acesso ao exame de PET-CT e a caracterização dos pacientes e exames realizados no Serviço de Medicina Nuclear durante o período analisado.

Perfil de acesso ao exame de PET-CT

No período do estudo, foram realizados um total de 288 exames de PET-CT. Os exames realizados foram classificados dentro de algumas variáveis como origem do paciente e fonte pagadora. Em relação à origem dos pacientes que realizaram o exame, 221 (73,6%) foram realizados em pacientes provenientes do ambulatório do hospital, seguidos de 48 exames de pacientes externos (16,7%) e em menor número, apenas 28 exames (9,7%), os pacientes provenientes da internação. Em relação à fonte pagadora do exame, os pacientes encaminhados pelo SUS representaram o maior número de exames realizados, com 213 exames, correspondentes a 74% do total. Os exames particulares e de convênios demonstraram o mesmo perfil, sendo que ambos foram responsáveis por 31 exames cada, correspondendo a 10,8% do total. Além disso, 13 (4,5%) foram exames financiados por projetos de pesquisa.

Caracterização dos pacientes e dos exames de PET-CT realizados

No que se refere a caracterização dos pacientes (Tabelas 1 e 2), dos 288 exames, 121 foram realizados em pacientes do sexo feminino (42%) e 167 do sexo masculino (58%). A idade dos pacientes variou entre 13 a 88 anos, com uma média de 55 anos e a média de peso (variável que define a quantidade de FDG injetado durante o exame), foi de 74 kg.

Tabela 1
Tabela 1 Perfil dos pacientes que realizaram PET-CT. Resultados expressos em média e desvio padrão (DP) ou em número total (n) e porcentagem (%).

Tabela 2
Tabela 2 Caracterização dos exames de PET-CT.

Em relação ao tipo de exame realizado, os exames oncológicos foram predominantes; dos 288 exames, somente um exame foi cardiológico, os outros 287 foram oncológicos. No período de coleta de dados não foi realizado nenhum exame neurológico. Uma vez que os exames foram majoritariamente de caráter oncológico, essa variável nos ajuda a caracterizar quais tipos de câncer foram mais prevalentes durante o período analisado. Do total de exames, os linfomas não Hodgkin foram os mais prevalentes, sendo que corresponderam a 158 (55%), seguido de Linfoma Hodgkin (16%). Exames de pacientes com diagnóstico de câncer colorretal corresponderam a 9% e de pulmão a 8%. Ainda, foram realizados exames de pacientes com melanoma (3%), além de outros diagnósticos.

Uma vez que os exames de PET-CT podem ser utilizados tanto para o diagnóstico quanto para o acompanhamento e avaliação do tratamento realizado, é interessante caracterizar o motivo dos exames realizados. Neste contexto, podemos descrever que o seguimento do tratamento (quimioterapia e radioterapia) foi o principal motivo da realização de exames de PET-CT, totalizando 129 pacientes. A investigação clínica da patologia foi a segunda maior causa da realização de exames, onde 75 pacientes realizaram PET-CT para estadiamento do câncer ou avaliação de recidiva (51 pacientes). Em menor número, ficaram os exames realizados para diagnóstico clínico com 33 exames.