Publicidad

Caracterização de exames PET-CT realizados no serviço de medicina nuclear em um hospital no sul do Brasil

Discussão

Atualmente, um dos grandes desafios dos sistemas de saúde, é buscar um equilíbrio entre a utilização de métodos diagnósticos precisos nos cuidados ao paciente e os custos elevados associados à incorporação dessas tecnologias(4). O PET-CT é uma tecnologia relativamente nova no Brasil, se comparada a outras tecnologias como a TC e a RM, que ainda são amplamente utilizadas como ferramentas diagnósticas. Os exames de PET utilizando FDG já eram realizados desde a década de 80, no entanto, em meados dos anos 2000 um grande avanço tecnológico foi alcançado com a incorporação de tomografia computadorizada ao aparelho de PET, formando equipamentos híbridos PET-CT(4).

Em 2014, conforme a portaria nº 1.340, de 1° de dezembro de 2014, o exame de PET-CT foi incorporado como tecnologia em saúde no SUS. No entanto, por ser considerado um exame de alto custo, somente é autorizado a sua realização em três tipos de patologias: linfomas, câncer de pulmão e câncer colorretal com metástase hepática. Tendo em vista o número ainda restrito de pacientes com acesso ao exame de PET-CT, é importante a mensuração e o gerenciamento dos indicadores acerca dos exames realizados e do perfil dos pacientes atendidos, com vistas a otimizar os equipamentos disponíveis no SUS e ampliar o acesso aos usuários da rede de atenção à saúde (RAS). 

Estreitando o foco desta discussão para o ambiente hospitalar, a Política Nacional de Atenção Hospitalar (PNHOSP), instituída em 2013, a mesma estabelece as diretrizes para a organização do componente hospitalar na rede de atenção à saúde no âmbito do SUS e também, descreve que a gestão hospitalar precisa estar articulada com estratégias para o monitoramento e a avaliação dos compromissos e das metas pactuados na contratualização governamental. Além disso, é necessário avaliar a qualidade das ações e dos serviços de forma sistemática e em conjunto com as instâncias gestoras do SUS, subsidiando o processo de planejamento e a gestão do cuidado nos resultados da avaliação dos indicadores(11).

Como descrito nos resultados, a grande maioria dos exames realizados foram em pacientes provenientes do ambulatório e tendo como fonte pagadora o SUS. O alto custo do exame está diretamente relacionado aos resultados apresentados, sendo que apenas uma minoria dos exames são realizados através de convênio ou particular. É importante destacar que o acesso aos exames de PET-CT através do SUS é bastante limitado, uma vez que os exames autorizados estão restritos a apenas alguns tipos específicos de câncer. Segundo o Ministério da Saúde, os três tipos de câncer para os quais o exame está sendo indicado são aqueles em que o PET-CT agrega mais benefícios para a qualidade do tratamento, avaliando com mais precisão a extensão da doença e a necessidade de cirurgia. Nos casos de câncer de pulmão e para câncer colorretal em pessoas com metástase hepática, o PET-CT é utilizado para avaliar a viabilidade da cirurgia, pois se o estágio estiver muito avançado, a operação não é recomendável(12).

Em relação aos pacientes que realizaram o PET-CT, 58% eram do sexo masculino. Corroborando este resultado, estudos demonstram que existe uma maior prevalência de linfomas no sexo masculino comparado ao feminio(13,14). No entanto, é importante destacar que não foram incluídos apenas pacientes com o diagnóstico de linfoma neste estudo. 

A idade dos pacientes demonstrou uma grande variação, pois foram realizados exames em adolescentes e em pacientes com idade bastante avançada (variação de 13 a 88 anos). Uma vez que a grande maioria dos exames corresponde ao diagnóstico de linfoma é importante destacar que segundo Pratap & Scordino(15), os linfomas afetam pacientes independente da idade, raça ou localização geográfica. Como acontece com outros tipos de cânceres, a probabilidade de um indivíduo ser diagnosticado com linfoma aumenta acentuadamente com a idade. No entanto, ao contrário de muitos outros cânceres, alguns linfomas podem ser diagnosticados em qualquer idade, com diferentes subtipos dominando em diferentes idades(14).

Em relação à caracterização dos exames, a grande maioria foram oncológicos, sendo os linfomas (Hodgkin e não Hodgkin) os mais prevalentes, totalizando 204 exames, o que corresponde a 71% dos exames realizados. Os linfomas não-Hodgkin pertencem a um grupo heterogêneo de doenças malignas decorrentes de distúrbios proliferativos de células do tecido linfóide. Embora haja uma variação geográfica significativa na prevalência de subtipos de linfomas, é indiscutivelmente uma das principais causas de morbidade no mundo(15).

Estudos demonstram que a utilização do PET-CT pode trazer benefícios relacionados a outros exames diagnósticos. Um estudo retrospectivo realizado em pacientes diagnosticados com metástases de tumor sólido de vários tipos de tumores primários submetidos à ablação percutânea demonstrou que houve captação focal de 18F-FDG após o procedimento. Ao detectar células tumorais residuais viáveis, essa estratégia pode permitir uma reintervenção precoce, reduzindo assim a morbidade(16).

Em um outro estudo realizado na Colômbia, alguns pacientes oncológicos que realizaram exame de PET-CT apresentaram imagens diagnósticas sugestivas de COVID-19. Após confirmarem o diagnóstico através do teste de PCR os pacientes já não apresentavam mais sintomas respiratórios. Assim, pode-se sugerir que os achados nos exames de imagem podem auxiliar no diagnóstico precoce de uma eventual infecção intercorrente como do coronavírus(17).

Outro importante resultado demonstrado no presente estudo foi que a maioria dos exames de PET-CT realizados tinham como objetivo a avaliação/seguimento do tratamento. Além disso, um grande número de exames foi realizado para estadiamento ou investigação de recidiva do câncer. Um estudo realizado por Soares Junior et al.(4) descreveu que devido a comprovada efetividade clínica do exame e à falta de um consenso da sua utilização no país, a Sociedade Brasileira de Biologia, Medicina Nuclear e Imagem Molecular e a Sociedade Brasileira de Cancerologia reuniram-se com o intuito de elaborar uma Lista de Recomendações do Exame PET/CT com 18F-FDG em Oncologia. Ainda, neste estudo, os autores sugeriram que os linfomas apresentam elevada sensibilidade e especificidade ao 18F-FDG e que nesses casos o exame é indicado para estadiamento inicial, reestadiamento após o tratamento de primeira linha, avaliação de resposta precoce à quimioterapia e seguimento. Além disso, sugerem que a utilização do PET-CT em linfomas apresenta-se altamente custo-efetiva.