Publicidad

Diretriz da Sociedade Brasileira de Medicina Nuclear para confirmação de morte encefálica através da cintilografia de perfusão cerebral

Recomendações para o laudo

Descrever de forma clara os possíveis padrões de:

  • Ausência completa de fluxo sanguíneo cerebral e cerebelar (fig. 2).
  • Fluxo sanguíneo cerebral presente, apesar de anormal; nesse caso, descrever áreas de presença e ausência do fluxo (fig. 3).
  • Fluxo sanguíneo cerebral normal (fig. 4).

Se o estudo for equívoco, pode ser repetido em intervalo de 24 horas ou optado por outro método confirmatório. 

Figura 2
Figura 2 Cintilografia de perfusão cerebral com ECD-99mTc. Imagens SPECT nas projeções sagital, axial e coronal, demonstrando ausência completa de concentração do radiotraçador nos hemisférios cerebrais e cerebelares.

Figura 3
Figura 3 Cintilografia de perfusão cerebral com ECD-99mTc. Esquerda: Imagem de fluxo sanguíneo demonstrando presença de fluxo para o hemisfério cerebral esquerdo e ausência para o contralateral. Direita: SPECT nas projeções axial, sagital e coronal, demonstrando concentração do radiotraçador em parte do hemisfério cerebral esquerdo e ausência no hemisfério direito (Imagens gentilmente cedidas pela Dra Carla Ono).

Figura 4
Figura 4 Cintilografia de perfusão cerebral com ECD-99mTc demonstrando presença de fluxo sanguíneo em ambos os hemisférios cerebrais.