Avaliação da eficácia e segurança da sinovectomia radioisotópica com hidroxiapatita-90Y e hidroxiapatita - 153Sm.

XXVI Congreso Brasileño de Medicina Nuclear 11 de octubre al 14 de octubre de 2012 Salvador de Bahía, Brasil
Publicidad

A apresentação clinica da hemofilia é caracterizada pelo sangramento intra-articular (hemartrose) e hemorragias de outros tecidos. A hemorragia intra-articular resulta na artropatia crônica que leva à debilidade funcional desta articulação. A Radiossinovectomia (RS) é a injeção intra-articular de radioisótopos e nos pacientes com hemofilia seria indicada para prevenir a destruição articular e reduzir os episódios de sangramentos em pacientes com sangramentos recorrentes (3 ou mais sangramentos no período de 3 meses - articulação alvo). Na fase aguda, o tratamento para o sangramento consiste na reposição do fator de coagulação.

Objetivos: Avaliar eficácia e segurança da RS com HA-90Y e HA-153Sm através da comparação entre a freqüência de hemorragia articular antes e após 6 meses da RS e, ainda, avaliar a segurança do procedimento.

Métodos: Foram incluídos pacientes hemofílicos com presença de articulação-alvo e sinovite crônica (definida por critérios clínicos e diagnósticos de imagem). A eficiência do procedimento foi determinada pela comparação da freqüência da hemartrose antes e após 6 meses da RS. A avaliação da segurança do método foi feita através da análise da presença de efeitos adversos como a sinovite transitória e extravasamento do radiofármaco. A ocorrência de extravasamento articular foi avaliada através de imagens cintilográficas realizadas 72 horas após a injeção. Todos os pacientes foram submetidos a cintilografia óssea trifásica antes e após 6 meses do procedimento. A redução do gasto com o uso do fator de coagulação também foi calculado.

Resultados: Até o momento, 71 pacientes/98 articulações realizaram a RS. Cinquenta e sete articulações (52 joelhos e 5 tornozelos) receberam injeção de HA-90Y, quarenta articulações (1 joelho, 30 cotovelos e 9 tornozelos) receberam hidroxiapatita-153Sm e 5 articulações (4 joelhos e 1 tornozelo) receberam colóide-90Y. Após um período mínimo de seguimento de 6 meses, 85 articulações tratadas foram avaliadas até o momento. A freqüência mensal de sangramentos nessas articulações tratadas reduziu-se de uma média de 1,35± 0,49 (variação de 0-3,33) para 0,43 ± 0,29 (0-1,67) (p<0,0001; teste pareado de Wilcoxon). Eventos adversos incluíram piora transitória da sinovite nas primeiras semanas após tratamento em 14 articulações (12 %), dentre estes, 5 pacientes tratados com HA-90Y-e 9 pacientes tratados com HA-153Sm. Dois pacientes tratados com –HA-153Sm apresentaram extravasamento extra-articular com captação do radiofármaco nos pulmões. A redução dos episódios de hemartrose em todo o grupo resultou numa redução potencial do uso de fator de coagulação de aproximadamente 1.318.200 UI, correspondente a cerca de US$ 659,100.00 ou R$ 1.337.973,00 durante o período de 6 meses de seguimento.

Conclusões: A análise preliminar dos 71 pacientes/98 articulações tem demonstrado que a RS é um procedimento efetivo, seguro, capaz de diminuir os números de sangramentos articulares e o uso do fator de coagulação para tratamento da fase aguda das hemartroses.