Otimização da radiomarcação do anticorpo monoclonal cetuximab® com 111In: primeira etapa para desenvolvimento de radiofármaco para diagnóstico e terapia de tumores receptor-específicos

XXVI Congreso Brasileño de Medicina Nuclear 11 de octubre al 14 de octubre de 2012 Salvador de Bahía, Brasil
Publicidad

INTRODUÇÃO: A radioimunoterapia utiliza anticorpos marcados com radionuclídeos formando os radioimunoconjugados. É uma nova estratégia terapêutica no tratamento do câncer, uma vez que a alta especificidade dos anticorpos favorece a preservação dos tecidos sadios e acúmulo no tecido alvo. O Cetuximab® é um anticorpo monoclonal quimérico utilizado no tratamento de câncer de cabeça e pescoço e colorretal, ligando-se à porção extracelular do receptor do fator de crescimento epidérmico (EGFR) e impedindo a proliferação celular. Sua radiomarcação com 111In, que é um radioisótopo produzido em cíclotron com meia vida- física de 69,7 horas, demonstrou bons resultados promissores para possíveis estudos in vivo e estudos de biodistribuição.

OBJETIVOS: O objetivo deste trabalho é otimizar a marcação anticorpo monoclonal Cetuximab® com índio-111 a partir de sua conjugação prévia com o quelante p-Scn-Bn-DTPA, de modo a obter o anticorpo radiomarcado com alta pureza radioquímica e atividade específica, para aplicação em estudos futuros de biodistribuição e ligação a receptores específicos.

MÉTODOS: O anticorpo previamente purificado por ultracentrifugação foi conjugado ao quelante p-Scn-Bn-DTPA em diferentes razões molares anticorpo/quelante: 1/10, 1/20 e 1/50. A reação ocorreu por uma hora em dois tampões: tampão fosfato de sódio pH 8,0 e tampão fosfato de sódio pH 7,4. A amostra permaneceu com leve agitação à temperatura ambiente 60 minutos seguida de reação sob refrigeração por 24 horas. O imunoconjugado foi purificado em tampão acetato de sódio pH 5,5 e radiomarcado com 37 MBq (1mCi) de 111InCl3 por uma hora a 43 °C e sob agitação de 350 rpm. A pureza radioquímica do anticorpo radiomarcado foi analisada em HPLC e TLC-SG.

RESULTADOS: O estudo das condições de conjugação utilizando diferentes razões molares anticorpo/quelante é de extrema importância, pois a incorporação de um pequeno número de quelantes por anticorpo poderá comprometer a estabilidade de marcação e a adição de um número exagerado de quelantes poderá comprometer a imunoreatividade do anticorpo radiomarcado. Foram analisadas condições de radiomarcação em diferentes razões molares, sendo a razão 1/10 a que obteve melhores resultados com pureza radioquímica superior a 80%. A variação do pH na reação de conjugação (7,4 e 8,0) não interferiu de forma significativa no rendimento da marcação. Os resultados obtidos para as razões anticorpo/quelante 1/10, 1/20 e 1/50 foram respectivamente: 87,15% ± 0,003622537, 82,90% ± 0,238989409 e 28,33% ± 0,10310319.

CONCLUSÃO: O método de conjugação e radiomarcação utilizados possibilitou obter o anticorpo radiomarcado com alta pureza radioquímica. O cetuximab-DTPA-111In assim obtido poderá ser utilizado em estudos de biodistribuição em modelo animal, bem como em estudos de ligação à células tumorais específicas in vitro e in vivo, de modo a avaliar o potencial do radiofármaco para diagnóstico e terapia de tumores específicos.