Desenvolvimento de novo método de produção de tc-99m no IPEN-CNEN/SP

XXVI Congreso Brasileño de Medicina Nuclear 11 de octubre al 14 de octubre de 2012 Salvador de Bahía, Brasil
Publicidad

Introdução: O IPEN-CNEN/SP produz e distribui geradores de 99Mo-99mTc desde 1981 com tecnologia própria, importando o 99Mo, principalmente da Nordion, Canadá. A crise de abastecimento atingiu fortemente o fornecimento dos geradores no Brasil a partir de 2009. Medidas de curto prazo foram tomadas, entre elas a diversificação da importação de 99Mo. Hoje o IPEN importa 99Mo da Argentina, África do Sul e do Canadá. A demanda atual é de cerca de 360 Ci de 99Mo por semana, e a produção de geradores atinge o número de 370 geradores por semana. Projetos de médio e longo prazo foram iniciados visando a nacionalização da produção de 99Mo. A opção de médio prazo prevê a utilização do Reator IEA-R1m do IPEN, que opera a 5 MW por 64 horas continuas por semana. O 99Mo será produzido pela ativação de alvos contendo Mo, pela reação 98Mo(n,)99Mo e posterior separação do 99mTc por extração por solventes. O 99mTc será distribuído na forma de 99mTcO4- para as clinicas de São Paulo, prevendo ainda a distribuição dos kits marcados com 99mTc e no futuro das monodoses.

Objetivo: O objetivo deste trabalho é mostrar os resultados preliminares e a capacidade produtiva estimada para esta técnica.

Materiais e Métodos: A extração por solvente utiliza o princípio do alto coeficiente de distribuição de Tc em metiletilcetona (MEC), ficando o Mo retido na fase aquosa. O alvo de MoO3 é irradiado no Reator IEA-R1 do IPEN, dissolvido em NaOH 4 mol.L-1 e é feita a extração com MEC. A fase orgânica contendo 99mTc é separada e posteriormente levada à secura e retomada com solução salina. A fase aquosa contendo 99Mo pode ser reutilizada em uma nova extração para obtenção de 99mTc. O produto final passou por controle de qualidade radioquímico (presença de TcO2), radionuclídico (presença de 99Mo) e químico (presença de Mo, Al e MEC).

Resultados: Os resultados preliminares mostraram um rendimento de recuperação de 99mTc de cerca de 80% e a presença dos contaminantes abaixo dos limites permissíveis.

Conclusão: Está sendo desenvolvido pelo IPEN um método 100% nacional de produção de 99mTc que poderá suprir a demanda da cidade de São Paulo. Os próximos passos serão a construção de uma cela de produção e a validação da metodologia proposta.