Relação entre o tipo histológico e o grau de captação de fdg em pacientes com linfoma de hodgkin e linfoma não hodgkin agressivo e indolente, estudo retrospectivo.

XXVI Congreso Brasileño de Medicina Nuclear 11 de octubre al 14 de octubre de 2012 Salvador de Bahía, Brasil
Publicidad

Objetivo: A tomografia por emissão de pósitrons (PET) usando fluordesoxiglicose-18F (FDG) possui um papel consagrado na literatura para o estadiamento inicial dos pacientes com linfoma. O objetivo do nosso trabalho é verificar através de estudo retrospectivo se existe relação entre o standard uptake value (SUV) e o tipo histológico dos linfomas.

Materiais e Métodos: Estudos de PET-CT com FDG de 48 pacientes com diagnóstico recente de linfoma não-Hodgkin (LNH) e linfoma de Hodgkin (LH) foram analisados retrospectivamente. O maior SUV por estudo foi correlacionado com o tipo histológico. Para as comparações referentes ao SUV foram utilizadas a análise de variância (ANOVA) com correção de Brown-Forsythe e o método de comparações múltiplas de Dunnet. A capacidade do SUV na identificação dos grupos de LNH indolente e agressivo também foi avaliada de forma descritiva com base na análise dos valores individuais.

Resultados: A média do SUV dos LNH indolentes foi significantemente menor que a do grupo de LNH agressivo e de LH (4,8 1,0 vs 13,2 4,8 do LNH agressivo e 13,4 4,2 do LH; p<0,001). As médias de SUV nos grupos LNH agressivo e LH foram muito próximos e sem diferença estatisticamente significante entre elas (p=0,998).

Conclusão: O grau de captação de FDG é menor no grupo de pacientes com LNH indolente do que no grupo de pacientes com LNH agressivo e LH.