Avaliação das características de desempenho de um PET/CT lso com campo de visão axial extendido

XXVI Congreso Brasileño de Medicina Nuclear 11 de octubre al 14 de octubre de 2012 Salvador de Bahía, Brasil
Publicidad

INTRODUÇÃO: A avaliação de desempenho de um sistema PET/CT requer métodos reprodutíveis e confiáveis para permitir a comparação de diferentes sistemas e assegurar que o equipamento, após liberado para uso clínico, esteja conforme as especificações do fabricante. Os resultados destes testes também servem como referência para a monitoração do desempenho do equipamento através de testes periódicos, garantindo a otimização da qualidade das imagens e precisão dos resultados clínicos. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) publicou uma resolução (RDC 38) que exige a execução destes testes (aceitação) pelo serviço de medicina nuclear. Entretanto, esta não traz orientações sobre os protocolos a serem usados para a execução dos testes de aceitação, de forma a garantir sua reprodutibilidade.

OBJETIVO Avaliar o desempenho de um PET/CT LSO com campo de visão axial extendido, conforme as especificações do fabricante, recomendações nacionais e internacionais.

MATERIAL E MÉTODOS: O PET/CT avaliado, Siemens Biograph TruePoint 16 True-V HiRez HD, possui um campo de visão axial extendido de 21,5cm. Os testes foram realizados de acordo com recomendações internacionais da International Atomic Energy Agency (IAEA - Quality Assurance for PET and PET/CT Systems), National Electrical Manufacturers Association (NEMA – NU 2-1994 e NU 2-2007) e da normatização da ANVISA (RDC 38). Foram aferidos os seguintes parâmetros: resolução espacial, sensibilidade, qualidade de imagem, taxa de contagem equivalente de ruído (NECR), fração de espalhamento, taxa de eventos do sistema, co-registro de imagens, uniformidade, resolução energética, análise dos sinogramas e verificação do fator de calibração (ECF). Para processamento e análise dos resultados obtidos foi utilizada uma rotina automática desenvolvida com IDL 6.1 (Research Systems, Inc.).

RESULTADOS: A uniformidade foi 3,8%. A resolução energética foi FWHM=12,39%. A verificação do fator de calibração ECF = 3,13571e+7. A resolução espacial transversa foi 4,4 mm a 1 cm do centro do gantry e a radial e tangencial foram 4,8 mm e 4,7 mm a 10 cm, respectivamente. A resolução espacial axial foi 3,0 mm a 1 cm e 3,2 mm a 10 cm do centro do gantry. A sensibilidade medida foi 8,1 cps/kBq no centro do campo de visão e 7,8 cps/kBq a 10 cm. O pico de NECR foi 179 kcps em 33 kBq/ml. A fração de espalhamento foi 37%. A recuperação do contraste para as esferas de 10, 13, 17 e 22 mm foram 11,6%, 27,2%, 47% e 59,5% em concentração de 4:1 e 22%, 33,4%, 52,5% e 61,5% em concentração de 8:1, respectivamente.

CONCLUSÃO: As características de desempenho do equipamento avaliado estão em conformidade com as especificação do fabricante. O PET/CT Siemens TruePoint 16 True-V HiRez HD é um equipamento que possui alto NECR, baixa fração de espalhamento e boa resolução espacial característica. O aumento na sensibilidade devido ao campo de visão axial extendido deste equipamento, permitirá melhor otimização sem comprometer a qualidade diagnóstica da imagem.