Achado de volumosa metástase pulmonar ao pet-ct após 10 anos de seguimento de fibrossarcoma de mama.

XXVI Congreso Brasileño de Medicina Nuclear 11 de octubre al 14 de octubre de 2012 Salvador de Bahía, Brasil
Publicidad

Introdução: Os sarcomas primários da mama são raras neoplasias malignas originárias de tecido mesenquimal, correspondendo a menos de 0,1% dos tumores mamários. Podem disseminar por invasão direta ou por vias hematogênica e linfática, porém a incidência de envolvimento axilar ou de metástases linfonodais é baixa. Há necessidade de ampliação do seguimento em razão do risco de recorrência/metástases tardias, com recomendável avaliação periódica do tórax por métodos de imagem, como tomografia computadorizada, ressonância magnética e, mais recentemente, o PET-CT.

Relato: DJDH, 36 anos, feminino, foi submetida a mastectomia direita, quimioterapia e radioterapia por fibrossarcoma de alto grau em mama direita, estadio IIb (T2N0M0) em 2002, sem sinais de recidiva ou metástases em seguimento oncológico. Cursava assintomática, quando em dezembro/2011 iniciou quadro de hipocratismo digital, edema e dores articulares, sendo inicialmente tratada para artrite reumatoide, sem melhora. Posteriormente foi considerado o diagnóstico de osteoartropatia hipertrófica devido à detecção, em tomografia computadorizada de tórax, de formação expansiva no segmento superior do lobo pulmonar inferior esquerdo, com cerca de 5,8cm, sugerindo processo blastomatoso. Em biópsia de pulmão esquerdo, identificou-se neoplasia maligna pouco diferenciada, que em estudo imunohistoquímico revelou-se como metástase de sarcoma. Realizou PET-CT com FDG-18F para reestadiamento, que evidenciou volumosa massa homogênea, com contornos regulares e limites bem-definidos, localizada no segmento superior do lobo inferior esquerdo, adjacente à fissura e em contato com a superfície pleural posterior sem sinais de invasão da parede, com acentuado hipermetabolismo glicolítico. Não foram observadas outras lesões neoplásicas ao PET-CT. A paciente está sendo avaliada para definição de conduta terapêutica (cirurgia ou quimioterapia).

Discussão: A incidência exata do fibrossarcoma primário da mama ainda não foi estabelecida na literatura. O prognóstico habitualmente é baseado nas dimensões e no grau histológico da lesão, e a ressecção é considerada o tratamento mais efetivo. O surgimento de metástases pulmonares ocorre com mais frequência dentro dos primeiros 30 meses de história patológica; no entanto, o risco de lesões secundárias tardias não é nulo, sendo habitualmente realizada uma ampliação do tempo de seguimento usual, com investigação, ao menos anual, do tórax. Os métodos de imagem molecular, em particular o híbrido PET-CT com FDG-18F, tem importante papel na avaliação da extensão da doença e da heterogeneidade biológica existente entre tipos de sarcomas e também na análise de resposta terapêutica/reestadiamento. No caso relatado, o PET-CT teve papel relevante no reestadiamento sistêmico, evidenciando lesão neoplásica com acentuado hipermetabolismo de FDG no pulmão esquerdo e ausência de outras áreas de acometimento, o que poderá possibilitar uma definição de conduta terapêutica com fins curativos.