Determinação de valores normais para atividade dopaminérgica estriatal, utilizando TRODAT1-99mTc e colimador paralelo de alta resolução (LEHR) – estudo preliminar

XXVI Congreso Brasileño de Medicina Nuclear 11 de octubre al 14 de octubre de 2012 Salvador de Bahía, Brasil
Publicidad

Introdução: A quantificação relativa transportador de dopamina através da retenção de TRODAT1-99mTc no sistema dopaminérgico pré-sináptico dos gânglios da base (GB) particularmente no corpo estriado (CE), é importante para o diagnóstico diferencial de pacientes portadores de distonias. As publicações nacionais utilizaram colimador do tipo “fanbeam”, os quais, poucos serviços possuem. Consideramos a hipótese de revalidar a quantificação com uso de LEHR, o que poderia ampliar sua referência para um maior número de serviços no Brasil.

Objetivos: Obter o valor de concentração normal no corpo estriado em voluntários assintomáticos. Comparar os valores de potencial de ligação (PL) dos CE obtidos com o colimador LEHR e os dados quantitativos da literatura obtidos com colimador “fanbeam”.

Material e Métodos: Foram avaliados até o momento 22 indivíduos (6 homens e 16 mulheres) com média de idade de 61,27±8,85 anos, enquanto que a idade mínima foi de 50 anos e a idade máxima foi de 84 anos, através do Neuro-SPECT (Tomografia por Emissão de Fóton Único) com 740 MBq de TRODAT1-99mTc, utilizando colimador LEHR, após avaliação neurológica e neuropsicológica obedecendo a critérios de inclusão pré-determinados. O valor do PL, quantificado como índice entre a captação no CE e a captação de fundo na região occipital (OCC) para cada hemisfério cerebral, foi obtida através da razão das contagens das regiões de interesse (ROIs) desenhadas manualmente.

Resultados: O PL desta amostra foi calculado através da média e desvio padrão. Os resultados encontrados para PL do hemisfério direito (PLD) foi de 0,89 ± 0,15 e para PL do hemisfério esquerdo (PLE) foi de 0,91 ± 0,18, enquanto os limites mínimos e máximos foram de 0,62 a 1,19 para os PLD e 0,61 a 1,30 para os PLE.

Conclusão: A análise qualitativa das imagens sugere que a concentração do transportador de dopamina no corpo estriado é semelhante ao padrão evidenciado nas imagens com “fanbeam”. A análise quantitativa, nos seus valores preliminares, é parcialmente coincidente com a literatura, entretanto, este estudo necessita maior número de indivíduos e análise de significância estatística para sua validação.