SPECT-CT pulmonar para pesquisa de TEP

XXVI Congreso Brasileño de Medicina Nuclear 11 de octubre al 14 de octubre de 2012 Salvador de Bahía, Brasil
Publicidad

Introdução: Desde a década de 90, com os critérios PIOPED aplicados às imagens planares, a cintilografia pulmonar vem apresentando grandes avanços no diagnóstico de tromboembolismo pulmonar. A introdução das imagens de SPECT aumentou a acurácia do exame, reduzindo a taxa de exames não diagnósticos. O advento da imagem híbrida com SPECT-CT permitiu a correlação das alterações funcionais de perfusão e ventilação com as alterações anatômicas da tomografia computadorizada, aumentando a acurácia do exame para o diagnóstico de tromboembolismo pulmonar (TEP).

Objetivos: Avaliar o desempenho clínico do SPECT – CT Pulmonar realizados para avaliação diagnóstica de TEP.

Material e métodos: Estudo retrospectivo, observacional, unicêntrico. Foram analisados os achados demográficos e os achados cintilográficos de 22 pacientes consecutivos, do período de dezembro/2011 a junho/2012, que foram encaminhados para nossa instituição para realizar o SPECT – CT Pulmonar. Realizado imagens planares e cintilográficas com 99mTc - MAA (cintilografia de perfusão) e 99mTc-DTPA (cintilografia de ventilação). Após a aquisição do SPECT, de perfusão e ventilação, foi realizada CT de baixa dose para correção da atenuação e localização das áreas de captação no parênquima pulmonar. Os achados foram interpretados de acordo com os critérios PIOPED II. Foram considerados exames não diagnósticos aqueles de probabilidade intermediária.

Resultados: A média de idade dos pacientes foi de 78 anos, sendo que 20 exames foram realizados em mulheres. Os exames tiveram como indicação principal dispnéia (72% dos casos). Dos achados cintilográficos, foram considerados conclusivos para TEP em 23% e descartaram TEP em 73%; apenas 4% dos exames foram inconclusivos. Os achados da CT foram úteis para elucidação diagnóstica em 8 casos (3 para descartar TEP e 5 para confirmar TEP).

Conclusão: O SPECT –CT Pulmonar é uma ferramenta útil na avaliação do TEP, reduzindo de modo sensível a taxa de exames inconclusivos.