SPECT CT com 99mTc-hynic-octreotide na avaliação de pacientes com tumores neuroendócrinos: impacto clínico

XXVI Congreso Brasileño de Medicina Nuclear 11 de octubre al 14 de octubre de 2012 Salvador de Bahía, Brasil
Publicidad

Introdução: Tumores neuroendócrinos (TNE) são neoplasias originárias em órgãos que contém células neuroendócrinas derivadas das cristas neurais e que frequentemente expressam receptores de somatostatina (SRS). Estes tumores podem ser avaliados em extensão e localização através de radiofármacos ligantes dos SRS. Recentemente foi introduzido no mercado nacional o 99mTc-HYNIC-octreotide. Poucos estudos avaliaram o impacto deste traçador na prática clínica em pacientes durante a avaliação de TNE.

Objetivos: Avaliar os dados clínicos e cintilográficos dos pacientes submetidos à SPECT - CT com 99mTc-HYNIC-octreotide para detecção de TNE e seu estadiamento, bem como na pesquisa de recidivas. Além disso realizamos o seguimento telefônico dos pacientes para avaliar os desfechos e o impacto clínico da técnica.

Materiais e métodos:17 pacientes consecutivos, no período de DEZ/2011 a JUN/2012, com diagnóstico sugestivo ou prévio de TNE foram encaminhados para realização de exame cintilográfico com 99mTc-HYNIC-octreotide. Os pacientes foram injetados com 15 mCi de 99mTc-TOC, e as imagens de corpo inteiro foram obtidas 2 e 4 horas após, em uma câmera de SPECT – CT (Symbia T2). Em todos os casos uma CT (corrente de 80 mAs a 200 mAs e espessura dos cortes de 3 a 5mm)foi utilizada para correção de atenuação e localização anatômica das lesões.

Resultados: Dos 17 pacientes, 10 eram mulheres e a média de idade foi de 62 anos. 10 pacientes (60%) apresentavam diagnóstico prévio de TNE e 9 (53%) estavam com síndrome carcinóide no momento do exame. O exame foi positivo em 15 dos 17 casos. Houve confirmação do diagnóstico cintilográfico em 13 pacientes, sendo que em 2 casos não houve confirmação de TNE através de exame histopatológico. Nos 2 casos negativos após um seguimento de 6 meses não houve sinais de tumor. Deste modo a sensibilidade da técnica, nesta série, foi de 100% e a especificidade de 50%. A topografia mais frequente de captação foi o fígado (60% dos casos positivos), com número médio de 2,6 focos de captação por exame alterado. Após o seguimento, os médicos assistentes informaram que o exame mudou a conduta em 70 % dos casos. Dos pacientes com síndrome carcinoide apenas 4 pacientes (40%) apresentavam metástases hepáticas detectáveis pelo SPECT – CT. A ausência de correlação das metástases com os sintomas de síndrome carcinóide pode ser explicada pelo fato de alguns pacientes estarem em uso de octreotide frio como terapia auxiliar.

Conclusão: O SPECT CT com 99mTc-HYNIC-octreotide é um exame de grande impacto clínico no manejo de pacientes com TNE. Em virtude da alta qualidade das suas imagens e dos resultados consistentes acreditamos que este exame deva ser uma ferramenta empregada na condução clínica dos pacientes com doença neoplásica neuroendócrina confirmada ou suspeita.