Salivograma com SPECT/CT no diagnóstico da broncoaspiração – relato de caso

XXVI Congreso Brasileño de Medicina Nuclear 11 de octubre al 14 de octubre de 2012 Salvador de Bahía, Brasil
Publicidad

Introdução: A broncoaspiração está associada ao distúrbio de deglutição ou ao refluxo gastroesofágico, que pode ocorrer devido a defeitos anatômicos, doenças neurológicas ou neuromusculares, câncer ou pós-operatório de doenças de cabeça e pescoço. Os sinais e sintomas da broncoaspiração são inespecíficos como tosse, engasgos e disfagia. Isso pode levar a diversos diagnósticos diferenciais, sendo necessário realizar exames complementares para definir o seu diagnóstico e tratamento. O salivograma é um exame cintilográfico que pode demonstrar as microaspirações decorrentes do distúrbio de deglutição. O objetivo desse relato é mostrar a importância do salivograma com SPECT/CT no diagnóstico da broncoaspiração associada ao distúrbio de deglutição crônica.

Relato: Paciente do sexo masculino, 68 anos, teve carcinoma epidermóide invasivo em borda lateral direita da língua (T4N1Mx), diagnosticado em 1996 e tratado com quimioterapia e radioterapia, com remissão completa. Há 5 anos, vem apresentando tosse com expectoração, que piora à noite, associado a engasgos frequentes, principalmente pós-prandial, sua dieta é predominantemente pastosa e líquida. Foi realizada a investigação da etiologia com radiografia de tórax, que mostrou um nódulo em base esquerda. Nas tomografias computadorizadas foram evidenciadas bronquiectasia e bronquiolite por microaspiração crônica. Foi descartada infecção por tuberculose, outras infecções ou lesões neoplásicas pelos exames de escarro e lavado broncoalveolar. Por último, foi solicitada a pesquisa por aspiração pulmonar com salivograma. O estudo foi realizado após a administração oral de 1mCi de estanho coloidal-99mTc em 20mL de solução salina, as imagens dinâmicas foram adquiridas durante a deglutição e a estática logo após. Durante este exame o paciente apresentou três episódios de engasgo enquanto recebia a dose oral do radiotraçador e mais dois enquanto ingeria a solução salina. Foram tomados cuidados redobrados para que não houvesse contaminação nas roupas do paciente. Nas imagens planas foram evidenciadas acúmulo do radiofármaco na traqueia e brônquios principais bilateralmente, sendo mais acentuado à esquerda. Para melhor localizar as vias aéreas preenchidas com o material aspirado, foram obtidas imagens tomográficas do tórax (SPECT/CT) após 40 minutos. Elas evidenciaram acúmulo do traçador na traqueia e brônquio principal esquerdo, que confluíam para a área de atelectasia na base do pulmão esquerdo. Não se observou acúmulo do traçador na árvore brônquica direita, o que caracterizou wash out precoce à direita.

Discussão: O salivograma possui alta sensibilidade, comparado com outros exames diagnósticos para broncoaspiração, podendo ser detectadas microaspirações. Neste caso, o uso de imagens SPECT/CT possibilitou localizar com precisão a porção mais acometida pela broncoaspiração na árvore traqueobrônquica, o que correlacionou com as lesões presentes no parênquima pulmonar, auxiliando o planejamento terapêutico específico.