Quantificação renal absoluta com [99mTc]DMSA por imagem plana e SPECT/CT em pacientes com anemia falciforme: uma comparação com a taxa de filtração glomerular

XXVI Congreso Brasileño de Medicina Nuclear 11 de octubre al 14 de octubre de 2012 Salvador de Bahía, Brasil
Publicidad

INTRODUÇÃO: Diferentes anormalidades estruturais e funcionais do rim são observadas em pacientes com anemia falciforme e, com o envelhecimento, frequentemente esse quadro leva à insuficiência renal na maioria desses pacientes. Surpreendentemente, há muito poucos dados na literatura relatando o uso da cintilografia renal com [99mTc]DMSA em pacientes com anemia falciforme.

OBJETIVO:Este estudo teve como objetivo avaliar o uso de imagens planar e de SPECT-CT com [99mTc]DMSA para a quantificação absoluta em pacientes com anemia falciforme e comparar com taxa de filtração glomerular. MATERIAIS E

MÉTODOS: Treze pacientes (7 mulheres) com idades entre 24-58 anos (43,4 ± 12,4 anos) com anemia falciforme foram estudados. A todos esses pacientes foram administrados via injeção venosa doses de 110 -180 MBq de [99mTc]DMSA e 10-12 MBq de [51Cr]EDTA, simultaneamente. Após 3 horas foram obtidas as imagens planares e de SPECT/CT usando uma dedicada câmara SPECT/CT multislice. As amostras de sangue foram colhidas 2, 3 e 4 horas após as injeções e imediatamente contadas num contador de poço usando a janela de energia de 99mTc, a fim de calcular o clearance de DMSA. Após 1 semana (para garantir o decaimento radioativo do 99mTc), as amostras também foram contados usando a janela de energia de 51Cr para determinar [51Cr]EDTA e inferir a taxa de filtração glomerular. A captação renal absoluta de DMSA foi calculada a partir de SPECT/CT como uma porcentagem da dose injetada, usando o CT para obter o mapa correção de atenuação. Curvas de correlação entre o clearance do DMSA, a captação absoluta de DMSA e a taxa de filtração glomerular foram obtidas. Imagens planares e SPECT foram avaliados visualmente para a identificação de lesões focais no parênquima renal.

RESULTADOS: Os valores quantitativos (média; mínimo e máximo) obtidos para os 15 pacientes foram: taxa de filtração glomerular: 84,8 ±24,8 mL / min (47,5 e 122,80 mL / min); clearance do DMSA: 52,56 ±39.7mL/min (43,0 e 182,3 mL / min); captação absoluta do DMSA: 40,8% ±10,1% (20,5% e 56,9%). Os índices de correlação entre o clearance do DMSA e a taxa de filtração glomerular e entre a captação absoluta de DMSA e a taxa de filtração glomerular foram, respectivamente, r = 0,664 (p = 0,024) e r = 0,699 (p = 0,014). As imagens mostraram lesões focais no parênquima renal de 09/13 pacientes, sendo que em 4 deles apenas foi possível visualizar nas imagens de SPECT.

CONCLUSÕES: A obtenção da captação absoluta de DMSA usando imagens de SPECT/CT correlaciona-se com taxa de filtração glomerular medida pela depuração do [51Cr]EDTA em pacientes com anemia falciforme. Imagens de SPECT são superiores às imagens planares na identificação de lesões renais nestes pacientes.