Avaliação de tumor neuroendócrino em adolescente: um achado incomum

XXVI Congreso Brasileño de Medicina Nuclear 11 de octubre al 14 de octubre de 2012 Salvador de Bahía, Brasil
Publicidad

Objetivo: Revisão da literatura e relato de um caso incomum de tumor neuroendócrino em adolescente.

Materiais e métodos: Revisão do tema “gastrinoma” e “octreotide”. Análise retrospectiva do caso de paciente masculino, 18 anos, história de úlcera gástrica de repetição há 4 anos, com 2 episódios de abdômen agudo por úlcera gástrica perfurada.

Resultados: Endoscopia digestiva alta: úlcera gástrica A2-H1 de Sakita e bulbo deformado com pseudodivertículos. Gastrina sérica >14.000. TC de abdômen (fig. 1): aumento de volume do fígado, com impregnação heterogênea ao meio de contraste e pelo menos três lesões hipodensas, de grandes dimensões, situadas predominantemente no lobo direito, medindo 9,3x5,8cm; 7,8x7,0cm e 8,0x6,2cm. Cintilografia com Octreoscan (fig. 2): intensa captação do radiofármaco no fígado, identificando-se três lesões hipercaptantes, duas delas com centro hipocaptante. Imuno-histoquímica de biópsia gástrica compatível com neoplasia neuroendócrina. Tratamento: gastrectomia parcial e ressecção cirúrgica das metástases hepáticas; listado para transplante hepático.

Discussão: Gastrinomas são tumores neuroendócrinos de células pancreáticas não betas produtores de gastrina. 2/3 localizam-se em locais extrapancreáticos, porém raramente em estômago e fígado. 60% têm um comportamento maligno e originam metástases (1º para linfonodos regionais, depois para fígado e tardiamente para sítios distantes). A incidência varia de 0,1 a 1% dos pacientes com doença ulcerosa péptica e ocorre mais em homens e em idades entre 30 e 50 anos. Clinicamente: sinais e sintomas que resultam de hipersecreção ácida, em geral doença ulcerosa péptica. As úlceras têm intensidade, progressão e maior refratariedade às medidas terapêuticas habituais, e complicações como perfuração e hemorragia são mais comuns. A dosagem sérica de gastrina está aumentada em praticamente todos os pacientes. Atualmente, o teste de melhor sensibilidade para o diagnóstico de gastrinomas primários e suas metástases é a cintilografia de receptores de somatostatina, que é realizada através da pesquisa de corpo inteiro com Octreotide-111In (OctreoScan) para detecção, localização, estadiamento, seguimento, monitoração de terapia e determinação do status dos receptores de somatostatina. O tratamento consiste em extração cirúrgica do tumor primário e das metástases, quimioterapia e fármacos que inibam a secreção gástrica de ácido.

Conclusão: Cintilografia para pesquisa de corpo inteiro com Octreotide-111In é extremamente útil na detecção de tumores neuroendócrinos, sendo o exame de maior sensibilidade para o seu diagnóstico, com especificidade considerável. Este relato de caso provou ser o exame útil não apenas no diagnóstico, mas também no estadiamento dos tumores neuroendócrinos e de vital importância para a tomada de decisão clínico-cirúrgica.