IQ SPECT: aspectos práticos de uma nova tecnologia para realização de cintilografia de perfusão miocárdica

XXVI Congreso Brasileño de Medicina Nuclear 11 de octubre al 14 de octubre de 2012 Salvador de Bahía, Brasil
Publicidad

Fundamentos: Novas tecnologias modificam a medicina nuclear atual.

Objetivos: Avaliar as características dos exames cintilográficos dos pacientes submetidos a SPECT - CT com o sistema IQ SPECT e os seus aspectos operacionais.

Materiais e métodos: no período de DEZ/2011 a JUL/2012, foram realizados exames de SPECT CT em 1283 pacientes no equipamento Symbia T2 (Siemens), sendo a tecnologia IQ SPECT foi empregada em 879 pacientes. Descrevemos as características da implementação desta tecnologia.

Resultados: As características do IQ SPECT foram: (1) redução do tempo de aquisição de 16 para 4 minutos; (2) redução da atividade de 99mTc sestamibi administrada a cada fase do exame de perfusão miocárdica; (3) menor taxa de exames com artefato de movimento; (4) interferência sensível da presença de atividade extra-cardíaca nos exames; (5) tempo de processamento total do exame de perfusão miocárdica entre 6 a 8 minutos; (6) menor necessidade de repetição de exames; (7) maior satisfação dos pacientes com a rapidez da aquisição de imagens; (8) maior período de curva de aprendizagem e (9) maior capacidade de realização de exames (28 exames em 12h).

Conclusão: IQ SPECT apresenta características favoráveis para implementação na prática clínica contribuindo para aquisição de exames de modo mais rápido, com maior acurácia e com menores doses de radiação.