Publicidad

Análise dos resíduos de atividade na radiosinoviortese com HA-Sm153

Discussão

Os resultados da RSV na hemofilia reportados por Thomas(5), mostram uma efetividade na redução do número de hematroses de 56-87%. Rodriguez-Mercham(6) reporta uma efetividade de 61,2-67,6 %. Dentre as principais vantagens do procedimento destaca-se a possibilidade de se aplicar, se indicada, em várias articulações simultaneamente. Além disso, na articulação em que não seja obtido o resultado esperado, pode-se repetir até três vezes em um prazo de seis meses(11). Dos 22 pacientes analisados, sete receberam RSV em duas articulações e um, em três articulações. Nesses oito casos, a RSV foi feita nessas articulações pela primeira vez.

Apesar dos esforços realizados no sentido de otimizar as doses na RSV(13),(14), atualmente este tratamento baseia-se na administração de doses e radionuclídeos fixos para cada articulação(15),(16),(17). Nos estudos feitos com Y90, em geral prescreve-se atividades de: 5 mCi para articulações grandes, como joelhos; 3 mCi, para tornozelos e cotovelos e 4 mCi para ombros(15),(16),(17).

A fundamentação do uso corrente da atividade de 5 mCi de Y90, foi calculada com base na liberação de uma dose absorvida de 100 Gy por 100 g de tecido sinovial(15),(18). Esta dose também serviu de base para o cálculo da atividade quando se administra outros radionuclídeos. A partir das publicações sobre o uso de 5 mCi de HA- Sm153 para tratar joelhos, mostrando a baixa efetividade com essa dose(19), Thomas e cols. iniciaram o uso desse RF com doses maiores. Assim, as doses para joelhos variaram de 10-35 mCi, enquanto para tornozelos e cotovelos variaram de 5-10 mCi(20). Em crianças, esses autores utilizaram cerca de metade das doses.

Na tabela 1, mostra-se que a média da Ap para joelhos foi de 17 mCi (6-35), tornozelos e cotovelos foram de 8,4 mCi (3-15) e 8,5 mCi (3-15), respectivamente. Na tabela 2, pode-se observar que não existem diferenças significativas entre Ap e Ainj (mediana 0). A análise comparativa entre os Resíduos Ap e Resíduos Apr mostrou que existem diferenças significativas entre as Ainj e Apr (valor de P≤0,05). Estas diferenças exemplificam a tentativa da equipe de preparar aproximadamente 2 mCi a mais da Ap (média de Apr de 13 mCi). Entretanto esta opção, embora efetiva, deve ser vista como uma medida paliativa para o problema das discrepâncias entre as atividades.

A avaliação minuciosa de todos os componentes usados no tratamento (seringa, agulha e three-way) e a análise das caracteristicas dos materiais usados no procedimento, incluídos os fabricantes, principalmente da seringa e do three-way, são fatores que podem ter um impacto direto nos resultados.