Carcinoma de mama detectado somente pela cintilografia de mamas com sestamibi-99mTc: relato de caso

XXVI Congreso Brasileño de Medicina Nuclear 11 de octubre al 14 de octubre de 2012 Salvador de Bahía, Brasil
Publicidad

Introdução: Carcinoma de mama é um dos principais tumores entre as mulheres e com incidência crescente, sendo importante causa de mortalidade. Seu prognóstico está relacionado com diagnóstico precoce, dimensão tumoral, metástase linfonodal e à distância. Cintilografia de mamas com sestamibi-99mTc possui alta acurácia para detecção de tecido tumoral. Devido às características de concentração do radiofármaco, tem se mostrado útil na detecção de carcinomas mamários, sendo complementar à mamografia e à ultrassonografia de mamas.

Relato de caso: A.T.R.B, feminina, 60 anos, natural de Taguaí, procedente de Avaré, foi encaminhada ao ambulatório de mastologia, devido mastalgia à direita que teve início em março de 2012. Ao exame físico foi observado mamas assimétricas e mama direita apresentando discreta hiperemia, edema difuso (aspecto de “casca de laranja”) e nódulo palpável de 7 cm em quadrante lateral. A mamografia evidenciou calcificações grosseiras e espessamento de pele da mama direita (Bi-RADS IV). Ultrassonografia de mamas visualizou distorção arquitetural de 4 cm às 9 horas da mama direita e linfonodo axilar ipsilateral suspeito. Cintilografia de mamas com sestamibi-99mTc com provável acometimento maligno em mama direita e infiltração metastática axilar ipslateral e para região superficial. À cintilografia óssea com MDP-99mTc sem evidências de acometimento óssea secundário à neoplasia de base. Foi submetido à biópsia do nódulo mamário e punção aspirativa por agulha fina do linfonodo diagnosticando carcinoma ductal invasivo e metástase de carcinoma mamário, respectivamente.

Conclusão: Cintilografia de mamas com sestamibi-99mTc é utilizada na detecção do câncer de mama e do acometimento metastático linfonodal, quando a mamografia é inconclusiva. No caso relatado, a cintilografia de mamas mostrou-se eficaz por detectar grande área de concentração do radiofármaco em mama direita, correspondente ao local do carcinoma, não visualizada à mamografia.