Estamos en proceso de migración de contenidos al nuevo sitio de Alasbimn Journal. Puede acceder a los últimos artículos en: www.alasbimnjournal.net
Inicio arrow Terapia - XXIII Congreso de ALASBIMN: Res˙menes arrow Radiosinoviortese de Joelhos com Hidroxiapatita-90 y em Pacientes com Artrite Reumatˇide: SÚrie de C

Alasbimn Journal Year 14, Number 54, October 2011 / Año 14, Nº 54, Octubre 2011
XXIII Congreso de ALASBIMN: Resúmenes.

 

Radiosinoviortese de Joelhos com Hidroxiapatita-90 y em Pacientes com Artrite Reumatóide: Série de Casos.

  

Trabalho No. 68
Apresentação Oral
Autor Apresentador: Correia, JMS (Júlio Marcus Sousa Correia)
Outros Autores: Nogueira, RO; Cordeiro, FA ; Oliveira, KRB ; Vieira, FJF ; Brito, EV ; Cordeiro, DF
Instituição: Serviço de Medicina Nuclear da clínica Sonimagem , Fortaleza, Ceará
País: Brasil

 

Objetivo

A Artrite Reumatóide (AR) é uma doença inflamatória crônica de origem autoimune, caracterizada por sinovite crônica, simétrica e erosiva, principalmente de pequenas articulações. Alguns pacientes evoluem, a despeito do tratamento, com mono ou oligoartrite persistente. Nesses casos, estariam indicadas sinovectomia cirúrgica, sinovectomia química com corticóide intra-articular ou ainda radiosinoviortese (RSO), que consiste na aplicação intra-articular de radiofármacos. Esse último procedimento bastante realizado em países europeus, ainda é pouco utilizado no Brasil. O objetivo desse trabalho foi descrever os resultados obtidos com a RSO em pacientes com AR e sinovite crônica de joelhos, refratários ao tratamento convencional.

Materiais e Métodos

Realizado estudo prospectivo em catorze pacientes com AR e sinovite de joelho (quinze articulações envolvidas), acompanhados em um serviço particular. Esses pacientes foram encaminhados à RSO entre fevereiro de 2008 e outubro de 2009 e seguidos por um período médio de treze meses após o procedimento. Todos os pacientes estavam em uso de corticoterapia oral, drogas modificadoras do curso da doença e/ou imunobiológicos. A indicação do tratamento radioisotópico foi a refratariedade ao tratamento clínico convencional e a sinovite crônica de repetição nos joelhos avaliados.

Foi realizada administração intra-articular, guiada por ultrassom, de Hidroxiapatita-90Y(HA-90Y), seguida da administração de hexacetonida triancinolona e, em alguns casos de MAA-99mTc para referência anatômica. Realizadas imagens estáticas de controle em câmara de cintilação Millennium MG (GE), 20 minutos e 48 horas após o procedimento. As aquisições foram realizadas durante 10 minutos, energia de 80KeV (janela de 20%) para aquisição dos raios X oriundos do efeito Bremsstrahlung das emissões beta do Ítrio-90, ou nos casos da administração de MAA-99mTc por 500 Kctgs na energia de 140 KeV (janela de 20%) com colimador LEHR.

Resultados

Após a realização da RSO nos joelhos acometidos, foi encontrada significativa melhora clínica. Houve remissão completa em treze (86,6%) articulações, remissão parcial em uma (6,7%) e recidiva da sinovite com hemartrose de repetição em uma (6,7%) das 15 articulações submetidas ao tratamento. 

Conclusão

Estudos prospectivos mostram que pacientes submetidos à RSO com Ítrio-90 obtiveram resultados considerados bons/excelentes em cerca de 46% a 72% dos pacientes, durante acompanhamento por doze meses após realizado o procedimento. Os sintomas mais frequentes nos casos de falha terapêutica são dor local associado a edema articular. Embora com uma amostra relativamente pequena de pacientes, esse estudo revelou resultados satisfatórios em 93% dos pacientes, tratando-se, portanto, de uma técnica auxiliar no tratamento de pacientes com AR e sinovite refratária.

 
< Anterior / Prev   Siguiente / Next>
Creative Commons License
Esta obra est´┐Ż bajo una licencia de Creative Commons
© 2020 Alasbimn Journal
Joomla! es Software Libre distribuido bajo licencia GNU/GPL.
Admin

Alasbimn Journal ISSN.  0717-4055